LogoCosta Rica Notícias

MS promove militares com efeitos retroativos a 2024

Governo valoriza forças de segurança com promoções publicadas

19/02/2026 às 19:13
Por: Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou promoções de militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com efeitos retroativos a dezembro de 2024, reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais da segurança pública.

 

As promoções envolveram oficiais e praças, em progressões por antiguidade e merecimento, além de regularizar promoções pendentes, garantindo segurança jurídica e reconhecimento profissional.

 

Entre os oficiais promovidos estão dez primeiros-tenentes do Corpo de Bombeiros ao posto de capitão, 25 segundos-tenentes ao posto de primeiro-tenente, um subtenente ao posto de segundo-tenente. Da Polícia Militar, foram dois primeiros-tenentes a capitão, seis segundos-tenentes a primeiro-tenente, e três primeiros-tenentes do Quadro de Oficiais de Saúde a capitão.

 

No quadro de praças, houve promoção de quatro sargentos da Polícia Militar a subtenente, 16 segundos-sargentos a primeiro-sargento, 25 terceiros-sargentos a segundo-sargento, dez primeiros-sargentos do Corpo de Bombeiros a subtenente, e cinco segundos-sargentos a primeiro-sargento.

 

A medida foi fruto de reunião na quarta-feira (18), na Sejusp, com representantes do Executivo, corporações e entidades de classe.

 

O secretário Antonio Carlos Videira ressaltou que a ação fortalece as corporações e amplia oportunidades de ascensão na carreira militar estadual. "Além das promoções, também foi autorizada a abertura de 237 vagas para o curso de formação de sargentos que deve ser publicada nos próximos dias", completou ele.

 

As lideranças presentes afirmaram que as medidas são avanços concretos para a valorização das forças de segurança pública e o fortalecimento institucional, incluindo ganhos salariais reais.

 

Participaram da reunião representantes como o secretário Frederico Felini (SAD), a secretária em exercício Ana Carolina Nardes (Segov), o coronel Frederico Reis Pouso Salas (CBMMS), o coronel Renato dos Anjos Garnes (PMMS) e o delegado-geral Lupérsio Degerone Lúcio. Também estiveram presentes o delegado André Matsushita Gonçalves (Adepol-MS), José Nascimento Sobrinho (Sinpol-MS), coronel Juracy Pereira da Paz (Associação dos Oficiais Militares), coronel Luidson Borges Tenório Noleto (Associação de Oficiais do CBMMS), tenente Vanderlei Roberto Lorensetti (AME), e o subtenente Fabrício de Carvalho Moura (ACS).

 

© Copyright 2025 - Costa Rica Notícias - Todos os direitos reservados