Sexta, 19 de Setembro de 2025
As vendas de produtos de alumínio totalizaram 1.040,9 mil toneladas no primeiro semestre de 2025, um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).
O desempenho positivo foi impulsionado pelas vendas internas, que atingiram 947,9 mil toneladas, com um crescimento de 4,6%. No entanto, as exportações registraram uma queda de 11%, totalizando 93 mil toneladas em comparação com os seis primeiros meses do ano anterior.
“Os números confirmam a resiliência da indústria brasileira do alumínio, mesmo em um cenário global marcado por desafios como o tarifaço e a desaceleração da economia mundial. Ainda assim, é importante destacar que já observamos sinais de arrefecimento na demanda, o que reforça a necessidade de mantermos atenção redobrada ao contexto internacional e às políticas comerciais que impactam diretamente nossa competitividade”, declarou a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas.
Em agosto, os Estados Unidos aliviaram parte das sanções a produtos brasileiros que levam alumínio, aço ou cobre na sua composição. A medida alcança pouco mais de 6% das exportações que eram sobretaxadas e unificou essas tarifas para o mundo todo.
Entre os segmentos que apresentaram maior crescimento no primeiro semestre, destacam-se o de eletricidade, com um aumento de 18% nas vendas, impulsionado pela crescente demanda por cabos elétricos para transmissão e distribuição de energia; embalagens, com um aumento de 7%; e transportes, com um aumento de 2,4%, impulsionado pelas vendas de implementos para caminhões.